Cooperativismo

O cooperativismo é mais que um modelo de negócio, é uma filosofia de vida, une de uma forma singular desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade, individual e coletivo. Pessoas se juntam através de valores humanos (solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade) e objetivos em comum, compartilhando ideias, cuidando do benefício próprio enquanto contribuem para o todo. Como dizia o poeta: “Sonho que se sonha só é somente um sonho; sonho que se sonha junto, é realidade”.

A identidade do cooperativismo vem de três conceitos básicos: cooperação, transformação e equilíbrio. Desde a constituição da primeira cooperativa em 1844, na Inglaterra que existem sete princípios que estabelecem o cooperativismo.

História

“Sociedade dos Probos de Rochdale”, esse é o nome da primeira cooperativa, fundada em 1844, na cidade de Rochdale-Manchester, na Inglaterra. Vinte e oito trabalhadores impulsionados por uma crise e por não conseguir comprar o básico para sua sobrevivência no mercado local, resolveram criar seu próprio armazém. Para isso, buscaram comprar uma grande quantidade de alimentos, conseguindo assim, um preço melhor e dividindo de forma igualitária entre todos. Honestidade, equidade, solidariedade e transparência formam a base de princípios e valores em que a cooperativa foi construída e que permanecem até hoje, como alicerce para o cooperativismo.

No Brasil a cooperativa começa em 1889, em Minas Gerais, com a fundação da Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, que tinha no consumo de produtos agrícolas a sua atividade.

Cooperativa de transporte, terceirização de frota e Turismo
Cooperativa de transporte, terceirização de frota e Turismo
Cooperativa de transporte, terceirização de frota e Turismo

Faça parte da nossa cooperativa

Deseja fazer parte do nosso time de cooperados? Preencha o formulário ao lado que retornaremos.

Lembrando que todos os dados solicitados ao lado são de extrema importância. Pedimos por gentileza que responda todos os itens para realizarmos a análise.

Obrigado! Mensagem enviada.